I Simpósio Nacional da Rede Fineesp (out/2022)

Cartaz vertical com fundo branco. A parte inferior tem grafismo verde em forma de curva sobreposta ao fundo branco.
Na primeira linha, da esquerda para a direita, escrito em letras médias preto: “REALIZAÇÃO”. Na sequência, as logomarcas da: rede de pesquisadoras/es sobre financiamento da educação especial; Universidade Federal do Espírito Santo.
Na segunda linha: dando continuidade da esquerda para a direita, as logomarcas do: Centro de Ciências Agrárias e Engenharias; Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde; Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação; Faculdade de Educação da USP.
Na terceira linha, da esquerda para a direita, escrito em letras médias na cor preto: “APOIO” e a logomarca da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
Abaixo, a esquerda, escrito em letras médias na cor preto: Na quarta linha: “INFORMAÇÕES”; na quinta linha: símbolo e endereço do instagram:@rede_fineesp; na sexta linha: símbolo de endereço do gmail:fineesprede@gmail.com
Arte: Hellen Abreu Nascimento Mangefeste. Roteiro: Ana Karyne Loureiro Furley e Laís Perpétuo. Consultoria: Dr. Douglas Ferrari.

19/10
13h Início do credenciamento para participantes na modalidade presencial.
14h Apresentação Cultural

14h30 Mesa de Abertura: “As pautas para a educação especial nos contornos do Fundeb permanente”.
Expositora: Rosângela Gavioli Prieto (USP) e integrantes da Rede Fineesp

15h30 Conferência de Abertura: “Direito à educação, financiamento e custo aluno qualidade”.
Palestrante: José Marcelino de Rezende Pinto (USP)
Coordenadora: Marileide Gonçalves França (UFES)

20/10
9h Palestra: Tensões e disputas no processo de aprovação do Fundeb permanente para a educação e educação especial
Palestrante: Daniel Tojeira Cara (USP)
Coordenadora: Rosângela Gavioli Prieto (USP)

10h30 Palestra: Pesquisas em financiamento da educação e suas interfaces com a educação especial
Palestrante: Juca-Pirama Camargo Gil (UFRGS)
Coordenador: Reginaldo Célio Sobrinho (UFES)

12h Intervalo

14h Reunião da Rede de Pesquisadores sobre Financiamento da Educação Especial – Rede Fineesp
Coordenação: Marileide Gonçalves França e Rosângela Gavioli Prieto

21/10

9h Mesa coordenada 1: Pesquisas de financiamento da educação especial

Coordenadora: Marcia Maurilio Souza

Expositoras(es):

• “O Financiamento e o processo de inclusão escolar das pessoas com deficiência, análise da políticae gestão educacional no município de Belém/PA” – Suzy Mara Da Silva Portal
  • “Financiamento da educação especial no município de Campinas-SP: a destinação de recursos para as esferas pública e privada” – Vanessa Dias Bueno de Castro
  • “Terceirização do AEE no Espírito Santo: instituições especializadas favorecidas e a implicância no orçamento da educação especial” – Gildásio Macedo de Oliveira

10h30 Mesa coordenada 2: Pesquisas de financiamento da educação especial
Coordenador: Gildásio Macedo de Oliveira

Expositoras:

• “O financiamento da educação especial no estado de São Paulo: entre o público e o privado” – Marcia Maurilio Souza
  • “Mediações entre o financiamento da educação especial e a garantia da inclusão escolar no município de Imperatriz – MA: elementos para reflexão” – Lorrana Oliveira Nunes
  • “Reflexões sobre os recursos financeiros para educação especial no contexto Amazônico” – Mirian Rosa Pereira
  • 12h Intervalo

14h Conferência de encerramento: Processo de regulamentação e implementação do Fundeb permanente: desafios para a próxima década
Palestrante: Rubens Barbosa de Camargo (USP)
Coordenação: Douglas Christian Ferrari de Melo

16h Mesa de encerramento: integrantes da Rede Fineesp

Ocorreu em Vitória/ES nas dependências da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – Centro de Educação, o I Seminário Nacional da Rede Fineesp, nos dias 19, 20 e 21 de outubro de 2022.

Tivemos a honra de receber como palestrantes o Prof. Dr. José Marcelino Pinto (USP), o Prof. Dr. Juca Gil (UFRGS), o Prof. Dr. Daniel Cara (Feusp) e o Prof. Dr. Rubens Camargo (Feusp), além dos integrantes da Rede Fineesp que apresentaram suas pesquisas em Financiamento da Educação Especial.

Segue as apresentações dos palestrantes:

Apresentação de abertura – Prof. Dra. Rosângela G. Prieto (USP e Rede Fineesp)

Apresentação Prof. Dr. José Marcelino Pinto (USP)

Apresentação Prof. Dr. Juca Gil (UFRGS)

Apresentação Prof. Dr. Rubens Camargo (USP)

Apresentação Profa. Ma. Suzy Portal (Rede Fineesp)

Apresentação Prof. Dr. Gildásio Oliveira (Rede Fineesp)

Apresentação Profa. Dra. Marcia Maurilio Souza (USP e Rede Fineesp)

Apresentação Profa. Dra. Vanessa Castro (Rede Fineesp)

Apresentação Profa. Ma. Lorrana Nunes (Rede Fineesp)

Apresentação Profa. Ms. Mírian Pereira (UFPA e Rede Fineesp)

Apresentação de Encerramento

Em nosso canal do Youtube – Rede Fineesp – estão disponíveis os vídeos do Simpósio.