II Simpósio Nacional da Rede Fineesp (maio/2024)

Ementa:  O Simpósio pretende se constituir como espaço tempo de diálogo e reflexão sobre o financiamento da educação especial no Brasil e sua articulação com as políticas públicas e práticas educativas voltadas às/aos estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nos diferentes sistemas educacionais brasileiros.

A participação poderá ocorrer presencialmente ou on-line na página do Youtube da Faculdade de Educação da USP (Feusp)

Link: https://www.youtube.com/@FEUSPOficial

Página da Feusp: https://www4.fe.usp.br/eventos/evento?evento=6933

Link do template para submissão do trabalho: TEMPLATE PARA O RESUMO

Link do template para apresentação dos trabalhos: TEMPLATE APRESENTAÇÃO

Orientações para acessibilidade em apresentação e disponibilização de slides

TRABALHOS APROVADOS – HORÁRIO E LOCAL

Aqui você encontra: cronograma, programação e orientações para submissão de trabalhos.

Inscrições no evento: 25/03/2024 a 13/05/2024

Submissão de trabalhos: 25/03/2024 a 05/04/2024 – PRORROGADO ATÉ DIA 10/04/2024

Disponibilização do template para elaboração do resumo: 25/03/2024

Prazo final para divulgação da relação de trabalhos aprovados: 18/04/2024

DIA 15/05/2024

13h Início do Credenciamento

13h30 Apresentação Cultural: Rodrigo Rosa (Feusp – LabArt)

14h30 Mesa de Abertura: Rede de Pesquisadoras/es sobre Financiamento da Educação Especial (Rede Fineesp) – Profa. Dra. Rosangela Gavioli Prieto (Feusp); Representantes da Feusp e Coordenação da Rede Fineesp

15h Conferência de Abertura: Financiamento da Educação e o Custo Aluno Qualidade – Prof. Dr. Thiago Alves (UFG)

Coordenação: Profa. Dra. Marileide Gonçalves França (Ufes)

DIA 16/05/2024

9h Mesa temática:  Parâmetros de oferta da educação especial para cálculo do custo-aluno – Profa. Dra. Adriana Aparecida Dragone Silveira (UFPR)

Coordenação: Profa. Dra. Vanessa Dias Bueno de Castro (Feusp)

14h Mesa Coordenada: Financiamento da Educação Especial: o que dizem as pesquisas?

Profa. Ms. Hellen Abreu Nascimento Mangefeste (Ufes)

Profa. Dra. Gesilaine Mucio Ferreira (UEM)

Profa. Dra. Vanessa Dias Bueno de Castro (Feusp)

Coordenação: Profa. Ma. Patricia Teixeira Moschen Lievore (Ufes)

17h30 – 19h30 Comunicação Oral: apresentação de trabalhos

DIA 17/05/2024

9h Palestra: Remuneração docente e educação especial – Prof. Dr. Rubens Barbosa de Camargo (Feusp)

Coordenação: Profa. Dra. Gesilaine Mucio Ferreira (UEM)

14h Conferência de Encerramento: Programas federais e educação especial – Profa. Dra. Nalu Farenzena (UFRGS)

Coordenação: Profa. Ma. Suzy Mara S. Portal (Ufac)

16h Reunião da Rede de Pesquisadoras/es sobre Financiamento da Educação Especial – Rede Fineesp

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

O Comitê Científico avaliará propostas de comunicações orais no formato ‘Resumo’ que atenderem as seguintes condições gerais:

I – Cada autora/or poderá inscrever até dois trabalhos, sendo um como autora/or principal e um em coautoria.

II – Cada trabalho deverá ter no máximo uma/um autora/or e duas/dois coautoras/es, sendo que TODAS/OS deverão estar inscritas/os no evento no ato da submissão.

III –  Deverá ser indicado, no momento da submissão, o eixo temático do trabalho:

1. Financiamento da educação especial na educação básica
  2. Financiamento da Educação Especial no Ensino Superior
  3. Fundamentos teóricos e metodológicos das Pesquisas em financiamento da educação especial

IV – Somente serão apreciados os textos que obedecerem às diretrizes para submissão dos trabalhos.

V – Todos os trabalhos serão publicados nos Anais do evento.

VI – A submissão deve ser realizada exclusivamente pelo e-mail: fineesprede@gmail.com, com identificação no Assunto: TRABALHO PARA II SEMINÁRIO FINEESP 2024.

O nome do arquivo deve ser salvo: nome da/o primeira/o autora/or + o número do eixo após a letra E, ex: FulanaDeTal_E1; não se usa espaço, acentos e cedilhas ou qualquer outro caractere (exceto hífen e underline).

No e-mail deve ser indicado o nome de quem apresentará o trabalho. A apresentação oral será presencial.

VII – O texto deve ser devidamente revisado antes da submissão, pois não haverá possibilidade de correções antes da publicação nos anais. Ou seja, a revisão linguística do texto é de responsabilidade dos autores.

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO DO RESUMO

•  Os trabalhos no formato resumo devem ter no máximo 500 palavras, em português, além de 3 a 5 palavras-chave.
  • Formatação: texto em Word for Windows obedecendo às seguintes recomendações: fonte Arial, tamanho 12, espaço simples, papel A4, margens de 2,5 cm. Utilizar o template disponibilizado.
  • O resumo deverá conter obrigatoriamente: introdução com a apresentação da temática/objeto, os objetivos; referencial teórico; metodologia; resultados e/ou discussão contendo dados finais ou parciais da pesquisa; conclusões.